terça-feira, 31 de maio de 2011

Indiana Jones and the Fate of Atlantis

Um dos primeiros games que joguei no PC foi Indiana Jones and the Fate of Atlantis. Na época não entendia nada, nada mesmo, de inglês e simplesmente ia clicando, clicando, clicando e tentando seguir adiante. Obviamente não avancei muito, e não tive contato com ele por algum tempo.

Aí compramos um computador lá para casa, e veio um cd com diversos jogos e entre eles estava esse. Fui lá jogar novamente, entendia um pouco mais de inglês e tinha um dicionário para dar uma ajudinha. Aí sim comecei a jogar de verdade, entender a história e realmente avançar. Pra mim uma grande novidade foi a abertura interativa:



Na época conhecia esse tipo de jogo como adventure, agora chamam de point and click. O nome atual é mais adequado mesmo, porque o lance do jogo era basicamente ficar clicando pela tela para pegar ou interagir com os itens. Todas ações eram feitas através de um menu que ficava no rodapé da tela (give, pull, push, talk, take, etc..), e o inventário ficava ali ao lado.


Mesmo com a ajuda do dicionário, não consegui avançar muito nessa segunda vez. Era um jogo bem difícil para para um novato nesse estilo de jogo. Mas vou te dizer, muito do que sei de inglês hoje é por causa desse e de outros jogos do gênero, era obrigado a aprender para conseguir entender o que acontecia e o que tinha que ser feito.

Além da barreira da língua, os puzzles eram realmente difíceis. Era precisa pensar nos itens sozinhos, juntar alguns deles, clicar em partes do cenário, alinhar objetos e uma boa dose de sorte.

Apesar dos pixels, eu ainda considero um jogo muito bonito. As "cinematics" eram feitas ilustrações bacanas e davam conta do recado.


E vou te dizer, nunca consegui terminar esse jogo. Nem hoje em dia. Sempre avançava mais um pouco de onde tinha parado da última vez, mas nunca terminei. Quem sabe um dia de nostalgia eu instale denovo e consiga terminar esse jogo. Se alguém aí terminou, me fala, não conheço ninguém que tenha conseguido.

Vira e mexe bate uma saudade desses games, só que desde o Windows 98 (acho) eles não rodavam mais. Aí era usar o DosBox e rezar para dar certo. Depois descobri a ScummVM, um emulador da engine desses jogos, e sempre que bate a saudade é só instalar e procurar os jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Here comes a new challenger!