segunda-feira, 9 de maio de 2011

Team Fortress 2



Como falei no post sobre Half-Life 2, lá por junho do ano passado comprei a Orange Box no Steam, “culpa” do pessoal do NowLoading. De cara começei a jogar Portal, um dos mais comentados por eles, sobre a experiência com esse jogo, podem ler aqui. Depois, joguei bastante Half Life 2. Na "caixa laranja" ainda vinha o Team Fortress 2, um FPS exclusivo para multiplayer.



Como eu fiquei muito tempo afastado de games atuais, nunca tinha escutado falar desse. Ele é um sucesso absolut no Steam e no Brasil. No Steam, vários outros jogos da loja tem alguma relação com ele, dão itens exclusivos, etc (por exemplo, comprei Plants vs Zombies e ganhei dois capacetes exclusivos para o TF2).

Logo que comprei a Orange Box, baixei todos os jogos. Inclusive o TF2. Joguei um pouco, mas de início, não achei grande coisa. Joguei um pouco offline e era isso. Primeiro que nem sabia que o jogo era para ser jogado multiplayer, sem uma campanha single player. Eu sempre tive receito (medo) de jogar online. Há muito tempo atrás joguei um pouco de Call of Duty, e a experiência não foi muito boa, tomava headshots e morria a toda hora. Achei que com o TF2 não ia ser diferente, ia chegar lá e encontrar um monte de gente viciada e eu não iria me divertir, e ainda passaria vergonha.

Então, um sábado a tarde que estava sem minha namorada, resolvi testar online. Várias mortes pra começar claro, até entender como funcionava, o que era cada classe, etc.

Bem, aí algo aconteceu. O jogo é divertido, muito divertido. Não é um simples FPS. O sistema de classes é fundamental para isso. Cada um tem uma habilidade, uma fraqueza, e uma vulnerabilidade especial a outra classe. O Heavy por exemplo, é o que tem mais energia e causa mais dano, porém pode morrer com uma simples facada do Spy.





E isso faz com que mesmo quem não tem experiência tenha uma chance de jogar sem  ficar frustrado. recentemente veio um update que acrescentou mais classes ao tutorial, explicando os diferenciais de cada uma e como utilizar as habilidades.

Os achievements, dão um toque extra. Vários com referências a filmes, cultura e as nacionalidades e personalidades de cada uma das classes.

O NowLoading já fez um podcast especial sobre o jogo, podem ouvir aqui. E esse vídeo de gameplay mostra bastante coisa que tem no jogo:



Depois desse game eu não tenho mais tanto medo de jogar online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Here comes a new challenger!